Ansiedade

Deve haver uma dezena de definições para a Ansiedade. Já li um monte delas e cheguei à conclusão de que Ansiedade é tudo. Sim, tudo. Preocupação excessiva, excesso de futuro, medo de situações cotidianas e por aí vai. Ou seja, todo mundo sente essas coisas em alguns ou vários momentos da vida.

O importante é não permitir que ela comande sua vida.

Para alguns terapeutas, Ansiedade é a Virose dos médicos. É o equivalente. Você pode ir ao médico com qualquer sintoma, ele dirá que você está com virose. Eu mesmo, certa vez, fui diagnosticado com virose às oito da manha e no final daquela mesma tarde estava em coma. Legal, né? Pois é, assim como esse “médico” me diagnosticou assim, eu o diagnostiquei como morto. Nunca mais quis saber dele.

Os telefones inteligentes têm bastante culpa nessa ansiedade desmedida que está atacando as pessoas, sobretudo, os mais jovens. Como temos todas as respostas na palma da mão em segundos, não somo mais capazes de esperar por absolutamente nada. Os smartphones e outras coisinhas, contaminaram nossa paciência. Poucos se dão conta disso.

Outra coisa que ninguém enxerga é que ansiedade é controlável. Não à base de remédios, outra muleta dos psiquiatras, pode e deve ser controlada pela própria pessoa.

Quando uma pessoa me diz… Ah, Marcelo, é impossível, eu não consigo

Eu respondo com uma só pergunta sem receber resposta: Você já tentou?

Esse imediatismo da humanidade exige soluções instantâneas. Não querem passar pelo processo, querem chegar ao fim rapidamente. Infelizmente não é possível chegar ao fim sem passar pelo começo e pelo meio. Procurar o mais fácil nunca é bom, é preciso procurar o melhor caminho.

Mas é sim possível controlar a ansiedade.

O primeiro exercício é enfiar na cabeça de uma vez por todas: Nós controlamos a mente, não é a mente que nos controla.

MM

Deixe um comentário