Bem Estar Mental

Mar

A metodologia de aplicação de Coaching que criei e desenvolvi abrange todas as áreas da vida da pessoa. Uma área está sempre relacionada e linkada à outra e é por essa razão que acredito cegamente que os processos compartimentados praticados pela maioria dos Coachs não funcionam.

Hoje vou falar sobre objetivos pessoais: Como é ter um objetivo pessoal?

Pois bem, o que parece nem existir é na verdade algo imprescindível. Você tem que ter objetivos pessoais e a melhor coisa a fazer nesse sentido é reservar um tempo, uma hora por dia, a si mesmo a fim de detecar o que quer. Aqui vou escrever um começo, um ponto de partida e não uma solução definitiva.

Se disser que não tem tempo eu rebato dizendo que você administra mal seu dia e por isso está sempre correndo sem chegar a lugar algum.

Francamente, se você não faz nada por si, acha mesmo que alguem irá fazer?

Você precisa se desligar da vida, precisa se desligar do mundo por pelo menos uma hora por dia. Pode meditar, pode contemplar a natureza, pode escrever, pintar, rabiscar, enfim, pode qualquer coisa desde que não se distraia com pessoas ou problemas cotidianos que te cercam. Nem ler pode. Nada de filmes também. A ideia é que você entre em contato consigo mesmo. Quero que seja apresentado a você mesmo(a).

Por que digo isso. Diz minha experiência como Coach e saiba, ela não é pequena, que as pessoas mal se conhecem. Você sabe disso. Muitas vezes a gente toma atitudes que nos surpreendem, não é verdade? E depois pensamos: Como pude fazer isso?

Faça exercícios mentais de perguntas e respostas para descobrir os por quês das coisas que faz ou pensa.

Por exemplo, eu não consigo meditar. Simplesmente não dá, minha mente me perturba o tempo todo e isso me incomoda profundamente. Resolvi escrever.

Fazer isso me deixa fora do mundo. Escrevi dois livros de crônicas e depois disso mantive dois ou três blogos onde escrevo as coisas que quero livremente. Há textos que nem publico, há livros sendo escritos que me fizeram descobrir quão criativo posso ser. É meu hobby.

Escrever me tira da realidade e proporciona um prazer que não experimentei ainda em outras atividades, a não ser quando estou sentado diante do mar, já falei disso antes. Em outras palavras, eu me dou de presente dois momentos de prazer por dia: Quando escrevo e quando contemplo.

Tudo bem, ajuda muito morar num lugar onde há o que se contemplar, mas eu já fazia isso quando morava em São Paulo, uma das cidades mais feias e cinzas desse planeta. Há lugares bonitos mesmo em cidades feias. E nem precisa ser tão bonito, basta que te faça bem.

É disso o que se trata: Buscar o que te faz bem para que você fique relaxado o suficiente para poder organizar os pensamentos e aí sim, preparado, poderá escolher melhor seus objetivos pessoais.

Claro que cuidar de filhos faz bem, óbvio que ir à academia faz bem, evidente que ficar na Internet papeando com os amigos faz bem. A proposta é outra. A proposta é que busque o que te faz bem e que não tenha mais ninguém por perto. Você consegue, se realmente quiser se comprometer com sua evolução.

Tenho meus motivos para colocar um texto assim solto no meio do nada. Estou fazendo um teste e usando você como cobaia. Sorry… Mas juro que é para uma boa causa…

MM

Publicado em Ego. Tags: . 1 Comment »

Uma resposta to “Bem Estar Mental”

  1. Yverton Says:

    Não tenho nenhum objetivo pessoal.
    Talvez nunca tenha tido.
    Estou sem perspectivas.
    Empty, totalmente empty.
    Infeliz, totalmente, infeliz.
    Assim, dou a minha colaboração com o meu texto solto no meio do nada.
    Pois é assim que me sinto: solto no meio do nada.

    Curtir


Deixe um comentário

