Intrometidos Indesejados

bla-bla-bla

A gente tem a mania de se meter na vida dos outros. Os outros têm a mania de se meter em nossas vidas. Há, como eu, pessoas que são pagas para fazer isso. Sim, como Coach, me pagam para dar palpites. Deixando o profissionalismo de lado, por que será que as pessoas acham, nós inclusive, que têm o direito de se meter em nossas vidas?

A resposta é simples: Porque deixamos.

Sim, vamos analisar isso sob o ponto de vista da primeira pessoa. Nós permitimos que os outros se metam aonde não foram chamados. O que significa dizer que só nos metemos porque alguém permite. Engraçado é não enxergar isso. Triste é reclamar disso.

Pois é, aí quando dizemos a alguém aquela frase que, em minha opinião, deveria ser dita todos os dias para um monte de gente, nos chamam de mal educados. Mal educado é quem se protege ou quem invade? Mais uma vez a inversão de valores aparece em nosso Ego Sistema. Ah, a que frase me refiro? Essa: Você não tem nada a ver com isso.

Claro, há variações, mas basicamente é isso. Obviamente você não deve sair por aí dizendo isso o tempo todo, pois a sociedade o isolaria e você seria o único certo a viver no mundo dos errados. Verdade, é o que penso… cada vez mais as pessoas vivem num mundo completamente errado achando ser o certo. Vale pensar um pouco nisso, não vale?

Muito bem, façamos um exercício simples, daqueles imaginários já que se o fizermos no mundo real seremos punidos. Que tal você pensar nessa frase – Você não tem nada a ver com isso – todas as vezes em que… bem, todas as vezes em que quiser ou achar necessário. Tenho absoluta certeza de que pensará nela – e terá vontade de usá-la – mais de dez vezes por dia.

Esse tipo de assunto é intrigante. Passa pela pretensão chagando à beira da insanidade. Todo mundo tem sempre a solução para a vida do outro. Normalmente não sem importam com a própria vida, não buscam as soluções adequadas para seus problemas ou angústias, mas sabem como ninguém a melhor maneira de resolver o dilema alheio.

Sei bem o que estou falando, eu mesmo faço isso – cada vez menos, é verdade – quase o tempo todo. Dou pitacos em todas as situações que vejo, percebo, leio, enfim, sempre tenho a solução para a vida do outro. Normalmente a solução é simples, afinal, estou olhando de fora a situação. Tolice. Quem está dentro do problema normalmente está envolvido emocionalmente até o pescoço, natural que não enxergue com clareza o fim do túnel.

Isentado-me de toda a culpa, falo em meu favor que a culpa é do outro por permitir que eu dê palpites. Ainda que ultimamente eu tenha feito isso no silêncio dos meus pensamentos. É uma delícia meter o pau na vida dos outros sem que eles saibam. Ok, ok, mea culpa, mas não seja injusto, você também faz isso, não?

Continuando, talvez – ou provável – que se alguém dissesse a mim a tal frase, eu concordaria que não tenho nada a ver com isso, enfiaria a viola no saco e sairia de perto.

Já o inverso eu pratico com afinco. Normalmente falo a frase para quem se mete em minha vida. Muitas vezes educadamente, outras nem tanto, mas é fato que costumo dizer em tom indignado algo parecido com… E isso te diz respeito porque mesmo…?

Invariavelmente as pessoas me punem por ser tão direto. Objetividade, sinceridade e verdade são coisas em desuso. Aliás, melhor dizendo, as pessoas simplesmente odeiam esses conceitos que parecem abstratos e subjetivos, conceitos mal educados e de gente grossa.

De qualquer forma, vale o exercício que propus acima. Se puder me meter em sua vida e palpitar, diria até que vale praticar um pouco para ver a reação das pessoas. É, no mínimo, divertido.

Mas o principal motivo desse texto aqui é propor outro exercício: Que tal olhar mais para um espelho do que para a vida dos outros?

MM

Publicado em Ego. Tags: . Leave a Comment »

Deixe um comentário

