Lugar Certo

Escolhas

Falo tanto que certo e errado não existem… falo tanto ou até mais que o que importa é o melhor e não o mais fácil que andei pensando sobre isso. Existe certo ou errado sim. Em relação a “lugares”, pelo menos. Por que ente aspas? Bom, porque não quero falar apenas em lugares físicos, geográficos, além disso, quero fazer uma relação com a mente, pensamentos e sentimentos.

Você aí do outro lado, já se sentiu no lugar errado, na hora errada? Ou na hora certa no lugar certo? Claro que há também o lugar certo na hora errada ou lugar errado na hora certa… Pois é, para variar um pouquinho estou escrevendo o que me vem à mente sem censuras. Ou melhor, sem filtro. Natural que as bobagens como brincar com as palavras apareçam.

Acho que nossos Egos vivem, a maior parte do tempo, fora do lugar. Tudo bem, não posso e nem quero generalizar, mas tenho percebido isso ao longo do tempo. As pessoas se sentem cada vez mais onde não queriam estar e pior, meio que fora do tempo, como se vivessem uma realidade e sonhassem com outra.

Creio que todo mundo já se sentiu assim algumas vezes, tipo, fora do lugar no tempo e no espaço. Difícil lidar com isso. Bom, sejamos justos, difícil lidar com quase todas as questões da vida.

Tem um ditado popular, meio besta e machista até, que diz assim: “A grama do vizinho é sempre mais verde”. Claro, ele se refere à mulher do vizinho, querendo dizer que a mulher dos outros é sempre melhor do que as nossas. Bobagem, mas talvez possa usar para tentar explicar nossa insatisfação em relação a esse sentimento de que estamos sempre fora do lugar.

Em psicologia usa-se um termo muito abrangente e subjetivo – aliás, como quase tudo nessa ciência – que é o… ajustamento. Esse termo é usado para ajustar Egos em diversas e amplas situações, inclusive para a necessidade das pessoas se ajustarem ao meio em que vivem. Vamos esquecer a abrangência desse termo, vamos sair do macro pensamento para o micro.

Para muitos o ajustamento pode significar sabedoria, maturidade, conhecimento de si mesmo, etc. Para outros, talvez para os que estejam sofrendo com o fato de se sentirem no lugar errado, pode significar conformismo. E aí, qual será o certo? Pois é, como é difícil responder a essa pergunta uma vez que cada um, cada ser, cada indivíduo dá seus próprios, portanto únicos, significados a seus sentimentos e percepções.

Também não sei responder o que é certo ou errado nessa questão acima. O que sei é que se você se sente um peixe fora d’água pode e deve fazer algo para mudar esse quadro negativo. Isso sim tem uma abrangência palpável porque serve para qualquer situação ou área de sua vida.

Esse negócio de se sentir no lugar errado começa pequeno e vai crescendo porque nada alimenta mais uma angústia do que a velha e boa insatisfação. É como alimentar um monstro que vai te comer depois de um tempo. De fato, uma pequena angústia, ao longo de um tempo sem ação para combatê-la, vai consumir suas energias reativas.

Óbvio que não estou falando aqui para você reagir a cada vez que se sentir fora de contexto, digamos assim. Na verdade estou dizendo que devemos prestar atenção nesses pequenos sinais para que eles não se tornem situações irreversíveis. Ou melhor, tudo na vida é reversível, mas a gente sempre arruma uma desculpinha para não mudar a vida quando a coisa já cresceu demais, ou quando o tempo passou. Um exemplo: Pessoas que se sentem fora de um casamento, mesmo estando nele há anos. Normalmente não tomam atitude alguma usando o tempo da relação e os filhos como desculpa. Ah, não preciso explicar, você aí do outro lado sabe muito bem do que estou falando.

Num caso desses é preciso ficar atento aos pequenos e preliminares sinais para que o monstro não seja alimentado e você não consiga mais controlá-lo. Vale para círculos de amizade, trabalho, família, enfim, como disse, vale para tudo.

Como disse, não saia por aí mudando tudo logo no primeiro sinal de alerta. Sinais existem para serem detectados e levados a sério, entretanto, eles devem ser analisados com o máximo de isenção possível, afinal, estamos falando aqui da sua vida, ou seja, do que há de mais importante para você. Qualquer mudança que se fizer necessária deve ser feita com planejamento e olhando sempre os dois lados da moeda.

Não dizem por aí que a vida é feita de escolhas? Pois bem, toda escolha tem uma conseqüência e a idéia é que a conseqüência seja sempre um lugar melhor do que o atual.

Porque escrevi isso? Porque ao longo de 53 anos, poucas vezes me senti no lugar certo e na hora certa. Agora, nesse momento em que fiz uma radical mudança em minha vida, sinto-me no lugar certo, no tempo certo e cercado das pessoas que realmente importam. Se minha escolha foi certa ou errada, só vou poder analisar daqui a um tempo, mas a sensação de que tudo está em pleno acordo com minha essência e sentimentos é indescritível. Percebam que não falo apenas porque estou fisicamente onde queria estar. Isso é o que menos importa. Falo de algo mais profundo, falo de uma percepção que está mantendo minha mente mais tranqüila.

Certa ou errada, no mínimo minha escolha terá valido à pena pela experiência adquirida. O que, convenhamos, são as melhores coisas da vida: Experimentar, ousar, mudar…

MM

4 respostas em “Lugar Certo

  1. Como vc não assinou o comentário, não posso me referir a vc…
    Mas creio que não entendeu boa parte do texto, é compreensível. E mais uma coisa… não é questão de sorte, é de escolha…
    Creio que as pessoas fazem a própria sorte através de suas escolhas. Sorte ou azar dependem disso.
    A sorte nada mais é do que o encontro entre a oportunidade e a competência.
    Quanto agradecer, não cabe agradecer apenas aos céus, seja lá o que for isso… como escrevi nos agradecimentos de meu primeiro livro, agradeço primeiro a mim e depois a Deus…

    Curtir

  2. Chamo isso de pacote completo e só os muito felizardos conseguem a proeza.
    Estar no lugar certo, no momento certo
    e com a pessoa certa isso não é pros fracos não.
    Quem foi sortiado com isso deve agradecer aos céus todo os dias até o final dos seus tempos aqui na terra.
    Presentão hein!

    Curtir

  3. Texto lindo!
    Lindo e tocante, pelo menos na minha percepção.
    Há muito me encontro como a foto que ilustra esse post.
    Perdida no meio de um emaranhado de trilhos, sem saber o caminho a tomar.
    O caminho que me levará ao “lugar” certo.
    Sigo de déu em déu, percorrendo uma infinidade de lugares físicos e imaginários e não encontro paragem.
    Busco o lugar em que eu possa manter a minha mente tranquila, busco o “lugar” que me traga paz e felicidade.
    A felicidade de estar no lugar certo, no tempo certo e cercada das pessoas que realmente importam.

    Curtir

Deixe um comentário