Banana Para os Racistas

MM Banana

Não ando muito assíduo por aqui, mas hoje resolvi escrever um pouco. O assunto escolhido é uma mistura de racismo com lixo. Apesar de ser a mesma coisa.

Ontem Daniel Alves, jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira sofreu uma agressão. Agressão vinda da torcida e não dos adversários. Jogaram-lhe uma banana. O que ele fez? Pegou-a no chão e comeu. Uma atitude que tem merecido aplauso dos que não compactuam com o racismo.

Recentemente os jogadores Neymar do mesmo Barcelona, Tinga do Cruzeiro e Arouca do meu querido Santos também ouviram torcedores imitando macacos quando estes tocavam na bola. Imitação até boa, viu, vindo de “gente” que supostamente se acha melhor do que… bichos. De fato, não são e jamais serão. Os bichos são muito superiores, até porque não são dotados de inteligência. Aliás, inteligência raramente presente entre seres tidos como… racionais.

Há pouco mais de 20 anos, eu vi o racismo bem de perto. Num país onde todos alardeiam que racismo é sujo, mas sendo este país o Brasil, não me surpreendi, mas me indignei. Me indignei porque racismo é abominável. Não me surpreendi porque o Brasil tem o povo mais hipócrita que já vi na vida.

Eu tive um funcionário muito querido e que se tornou um amigo. Eficiente e absurdamente bem educado, foi um dos melhores funcionários que já tive na vida. E olha que tive, em esmagadora maioria, funcionários espetaculares em todos os sentidos, profissionalmente e também grandes seres humanos.

Um belo dia resolvi colocá-lo para trabalhar dentro de uma empresa americana. Um tipo, posto de serviço. Pra resumir, um negro, apenas um, entre mais ou menos 1100 pessoas brancas. Eu sempre conversava com ele sobre racismo e ouvi algumas histórias cabeludas do que ele passava. Ainda assim, ele adorou a idéia.

Bom, faço aqui um relato que nem ele soube à época e nem saberia jamais caso eu não estivesse tão puto da vida com essas manifestações racistas que pipocam pelo mundo, com perdão da falta de educação de minha parte.

Pouco mais de um mês depois que o instalei dentro da sede administrativa brasileira de uma das maiores empresas químicas do mundo, um diretor e um gerente me chamaram para uma reunião. Lá fui eu.

Depois daqueles papinhos amenos que precedem todas as inúteis reuniões de negócios, o Diretor foi direto ao ponto.

– Estamos preocupados com seu funcionário. Temos receio que ele se sinta mal por trabalhar aqui na empresa, sendo que coincidentemente ele é o único negro… bla, bla, bla por dez minutos.

Gente boa, né gente. Preocupado se meu funcionário se sentiria mal… por ser negro. Nem vou comentar que coincidências não existem.

Ao final do bla,bla, bla, ele cometeu o grave erro de perguntar a este boca dura que escreve essas linhas, o que eu achava sobre…

Não ouvi a pergunta inteira, mas era algo sobre trocar meu funcionário. Minha resposta foi simples.

– Senhores, vou ser bem educado porque vocês são meu principal cliente. Para encurtar a conversa e não tomar vosso precioso tempo, digo apenas que vou fingir que essa reunião jamais ocorreu e, portanto, poupá-los de um processo, sem mencionar os efeitos de um escândalo desse porte, os quais tenho certeza não seriam do gosto de meu funcionário. Ele é superior a isso, está acostumado ao racismo covarde, não declarado, ou seja, acostumado a gente imbecil. Desculpem pela forma como falo, mas como esta reunião jamais ocorreu, sei que não sofrerei represálias de vossa parte. Tenham um bom dia.

Virei as costas e saí da sala sem apertar-lhes a mão, afinal as minhas estavam limpas.

Daniel Alves foi educado, irônico, absurdamente inteligente e superior. Bato palmas. Nunca fui grande fã de seu futebol, mas com certeza serei eternamente fã pela sua postura.

Como venho dizendo há anos, o maior problema da humanidade é o ser humano. Não, não é uma brincadeira com as palavras, é meu pensamento mais sincero. Ser humano é um lixo. Pior até, pois lixo a gente recicla.

MM

Publicado em Ego. Tags: , . 4 Comments »

4 Respostas to “Banana Para os Racistas”

  1. Anônimo Says:

    Estou a procura de quem espalhou esse boato de que Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, Ele certamente não foi.
    O ser humano não passa mesmo é de um ser desumano.
    Seres humanos são nocivos e tóxicos, lixo da pior qualidade. Uns mais, outros menos, mas todos têm dentro de si o que não presta.
    Usurpam a verdade, traem a confiança, tripudiam, se vingam, manipulam para tirar algum proveito, fazem o mal mais do que o bem, aniquilam o seu semelhante de alguma forma, espalham dor e sofrimento, ficam felizes com a desgraça alheia, etc, etc.
    Atire a primeira pedra quem nunca desejou o pior desfecho para um desafeto, que se tornou DES justamente por não ter tido a capacidade de reconhecer o afeto oferecido pelo outro, gerando assim a animosidade.
    Então, Deus tá levando uma fama que não passa de boataria.
    Deus jamais teria tamanho mau gosto! Mesmo antes do pecado.
    Criar a humanidade à Sua imagem e semelhança, nunca … nunquinha!

    Curtir

  2. Milagre Zavala Says:

    a humanidade não é lixo, todos fomos feitos à imagem e semelhança de Deus

    Curtir

  3. Anônimo Says:

    Realmente, racismo como qualquer forma de preconceito é um lixo e merece repúdio.
    Concordo também com o seu pensamento de que todo ser humano é um lixo.
    Aí, é claro, nos incluímos: eu, você e toda a humanidade.
    Difícil mesmo acreditar em um mundo melhor, habitado pelos “racionais” que insistem em não fazer bom uso de sua razão.
    Conceda-nos mais vezes a sua presença por aqui, é muito bom sermos chacoalhados pelo seu pensamento mais sincero.
    Somos todos um grande lixo mesmo !

    Curtir

  4. Lilian Paryse Says:

    Tô me achando! rsrs. Mas queria lembrar ainda que seu funcionário era ADORADO por todos, na multinacional inclusive!
    Saudade destes tempos. beijos

    Curtir


Deixe um comentário

