Sonhadores Insanos

Todo mundo sonha com uma vida melhor. A maioria, quando sonha, se esquece do que é real, do que pode ou não ser viável dentro da sua… bem, da sua realidade. Sonhar por sonhar, sem levar em conta o mundo real não faz sentido. É machucar-se na certa. As peças não vão se encaixar.

A sensação que um sonho realizado provoca é incrível. Já a sensação que a realidade mostra nem sempre. Já vivi algo esquisito há pouco mais de 5 anos. Num certo momento diria que minha realidade foi transformada em sonho. É claro que transformar a realidade num sonho foi muito mais surpreendente do que um sonho que se transforma em realidade. Ok, pode parecer que esteja abusando desse negócio de brincar com as palavras, mas é a verdade.

Você está ali, sonha com algo e as coisas se realizam. Poxa, bacana, é a busca de todo mundo e nem todos conseguem. Quando a realidade se transforma em sonho é completamente inesperado. Você continua vivendo e de repente… algo acontece e sua realidade muda de tal forma que você se sente completamente inserido num contexto, até então impensável, um verdadeiro sonho.

Passa então a alimentá-lo e as sensações vão sendo incorporadas no seu dia a dia e quando se dá conta, não sabe mais o que é real e o que é sonho.

Somos seres completamente insanos. Para que tentar descobrir ou fazer essa divisão? Não podemos simplesmente viver o sonho? Pois é, não podemos. Temos essa tendência estúpida de separar o sonho da realidade. Ou a realidade te alerta que é um sonho ou o sonho fica tão real que perde a força que todo sonho tem.

Enfim… viemos ao mundo para realizar nossos sonhos. Já disse isso mil vezes. Mas como é que se consegue? Para sonhar temos que saber o que queremos. E para saber o que queremos temos que ter experimentado algo parecido, pois há que se ter um ponto de partida, imaginar algo para sonhar. E normalmente quando imaginamos esse “algo”, tem que haver uma referência para nortear os pensamentos. Essa referência tem que ser possível, alcançável, realizável. Em outras palavras: Temos que sonhar com a realidade. Com a nossa realidade. Estou falando de coerência, alinhamento de ideias. Que termo mais chulo!

Então ficou claro – mesmo que confuso – que para sonhar (acordado) temos que ter algum ponto de partida, normalmente com algo conhecido, portanto, possível. É simples assim? Não, claro que não.

O Ego-Sistema das pessoas não é nada simples, pelo contrário. Andamos de um lado para outro desesperadamente atrás de sonhos irrealizáveis. Feios sonham com bonitos; pessoas nada interessantes querem para si pessoas super interessantes; pobres sonham em ficar ricos de uma hora para outra sem sequer se esforçar pra isso; velhos querem ser jovens, ou seja, uma confusão danada. Lembrando que a confusão é causada pela própria pessoa, afinal de contas já é mais do que sabido que poucos estão DE VERDADE satisfeitos com o que são e com o que tem. Chegam a buscar o oposto da sua essência. Falei DE VERDADE em “voz” alta porque nesse mundinho ameba tá cheio de gente que diz estar feliz e realizada, bla, bla, bla da boca para fora. O espelho mostraria a realidade, mas… essas pessoas só usam o espelho para verificar se a roupa está ok.

Fica cada vez mais evidente que poucos param para pensar e, menos gente ainda, tem a coragem de se fazer uma perguntinha básica: Esse sonho é mesmo possível?

Pois é. Normalmente – não sei o percentual, mas diria que perto de 83,67% (apenas para chutar algo e para dar credibilidade ao “chute” o número deve ser quebrado) a resposta para tal questão será: Não! Se puder ser um tiquinho maldoso, diria ainda: Não, nem em sonho!

Brincadeira à parte, fico indignado com a falta de bom senso de certas pessoas. Oras bolas, não seria muito mais simples alterar nossos sonhos para algo palpável? Algo que possamos de verdade realizar e depois sentir aquela sensação incrível já mencionada aqui?

Claro que podemos. A dica que eu costumo dar a meus clientes ansiosos e ávidos por se tornarem “astronautas” é: Quebre os sonhos grandes em pequenos pedaços. E esqueçam essa coisa de astronauta, é claro… (Astronauta foi só uma brincadeira, hein? – Digo isso para os leitores chatos. Se você não for chato, passe para o próximo parágrafo)

Que fique claro, gosto de pessoas que sonham alto, desde que seja palpável. Mas o truque é transformar um grande sonho em pequenas etapas. Sabe que isso funciona? Pois é, eu mesmo já testei.

Aliás, cada exercício, dica ou proposta que faço já foram exaustivamente testadas em mim mesmo. As experiências que não dão certo, nem comento… Outro truque, este serve para manter a autoestima elevada.

MM

Anúncios
Publicado em Ego. 6 Comments »

6 Respostas to “Sonhadores Insanos”

  1. Yolanda Says:

    Olá, Marcelo, bom dia.
    Para variar um pouco, texto mais do que significativo. Muito bom mesmo.
    Abraços

    Curtir

  2. Veronica Says:

    Bom dia Marcelo,
    Adorei seu texto. Mexe com a gente e entendo ser essa a causa maior das decepções, sonhar em desacordo com nossas propriedades intersas, se é que podemos assim chamar.
    E você nos alerta dizendo a verdade, nós somos os responsáveis por tudo uma vez que não pensamos, apenas sonhamos.
    Beijos

    Curtir

  3. Denise Says:

    Texto provocante como sempre. Sua visão da realidade incomoda a mim, pelo menos, uma eterna sonhadora. Será que ando frustrada porque tenho sonhado com o impossivel?

    Curtir

  4. Anônimo Says:

    Já vivi uma realidade que se misturou com um sonho e agora alimento apenas o sonho.
    Estou errada? Não é certo me apegar em algo apenas para poder ter esperanças?

    Curtir

  5. Patricia Says:

    Impecável. Profundo, reflexivo, devastador (a história do espelho) mas sobretudo real.
    Amei

    Curtir

  6. Gabriela Says:

    Você e seus truques infaliveis.
    Sabe que fazia tempo que você não brincava tanto num texto? Apesar de pesado, você o deixou leve.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: