Bem Resolvidos

Cubo

Engraçado a imagem que passamos para os outros. Às vezes é igual a que temos de nós mesmos, outras vezes é completamente diferente.

Em meu trabalho eu lido com pessoas e lidar com gente é algo bem complicado. Mas eu gosto, acho que é minha vocação natural lidar com seres humanos. Apesar de que não sou um admirador da raça, no fundo eu gosto e até posso afirmar que me dou bem fazendo o que faço.

Por conta disso, muita gente acha que eu não tenho problemas, afinal, a maioria de nós pensa que profissionais que trabalham com pessoas são seres bem resolvidos. Ledo engano, basta você aí do outro lado pesquisar um pouco que vai perceber que todos temos basicamente os mesmos problemas, basicamente as mesmas crises.

Nunca liguei de expor o que penso, como penso e o que sinto. Sei que muitos profissionais têm esse medo e preferem vestir a máscara dos bem resolvidos, mas eu afirmo, é tudo mentira, como disse, é uma máscara. Eles devem ter seus motivos para fazer isso, e para ser bem sincero, eu não tenho nada a ver com isso, cada um que faça o que bem entender.

Mas como dizia, alguns clientes que tenho ou tive, alguns amigos também acham que por fazer o que faço eu sou o cara mais bem resolvido que existe. Pois então, o que será que quer dizer “ser bem resolvido”?

Duvido que alguém tenha essa resposta, pois, além disso, duvido que exista ou mesmo que alguém saiba explicar isso direitinho.

Por diversas vezes tentei responder. Indo além, tentei ser um cara bem resolvido. Mais um pouco além, tentei fazer de meus clientes seres bem resolvidos. Ingenuidade de minha parte. Não é possível que alguém nesse mundo consiga ser bem resolvido em todas as áreas da vida, mesmo aqueles seres super felizes que fingem existir por aí. Até porque, se fosse mesmo verdade, seriam uns chatos.

Sempre falta uma coisinha aqui outra ali, coisa que é bem natural, eu diria. A vida deve ser isso mesmo, temos que nos conscientizar e aceitar. E isso, saibam, nada tem a ver com conformismo. O que estou querendo dizer é que um ser humano é composto de muitas coisas e uma mais complexa do que outra. Ajeitar tudo é muito mais do que uma tarefa difícil, é uma tarefa impossível. Pessimismo? Não, trata-se do mais puro realismo.

O que não quer dizer que devamos ficar sentados sobre nossos defeitos e problemas e acreditar que o mundo que se vire par a lidar conosco. É tentador, eu sei, mas não é o melhor a fazer. Muito menos aceitar o mundo como ele é e fazer o que os outros fazem. Nada disso resolve.

O ideal é que saibamos dos nossos defeitos, dos nossos problemas e também das nossas qualidades. Sim, qualidades. É tão mal resolvido quem não sabe lidar com defeitos como quem não sabe lidar com as qualidades. Ser, ou melhor, tentar ser bem resolvido nada mais é do que tentar aprender a lidar com as coisas da vida e encontrar nosso espaço nesse mundo.

Achar a melhor maneira de encarar a vida e suas mazelas, bem como aceitar, entender e aprender com as coisas boas que temos. Meio que tentar levar para o nosso lado negro da força o nosso lado bom. Todos nós temos um lado bom, por pior que pareça. Que frase estranha… Deve ser efeito do sono…

Deixa eu tentar explicar. Mais ou menos assim: Perceba que você sabe lidar com determinadas coisas melhor do que outras. Isso é óbvio. A idéia é tentar levar esse sentimento ou essa percepção e atitude para as coisas com que lidamos mal.

Simples? Claro que não, mas a busca é eterna. Tem que ser eterna. Caso contrário, além de não sermos bem resolvidos nos tornaremos seres bem mal resolvidos. E aí o convívio fica complicado, não é?

E não pensem que estou falando do convívio apenas com os outros não. Quem me conhece sabe que me preocupo – e tento fazer com que meus clientes façam o mesmo – com o convívio com o próprio Ego. Caso você me acompanhe “desde sempre”, deve saber o que penso sobre o Espelho, é disso que estou falando.

Ninguém nesse mundo deve se olhar no Espelho e enxergar somente um lado ruim, tampouco apenas um lado bom. O objetivo inicial da Terapia do Espelho, a qual sou adepto e defensor é antes de tudo, conseguir olhar nos próprios olhos.

Já é um grande começo. Depois do “começo”… bem, aí eu teria que cobrar uma consulta para falar mais sobre o tema…

MM

Publicado em Ego. 5 Comments »

5 Respostas to “Bem Resolvidos”

  1. Rosana Bravo Says:

    Num espalha Patricia…kkkkk

    Curtir

  2. guethinha Says:

    “Sempre falta uma coisinha aqui outra ali, coisa que é bem natural, eu diria. A vida deve ser isso mesmo, temos que nos conscientizar e aceitar. E isso, saibam, nada tem a ver com conformismo. O que estou querendo dizer é que um ser humano é composto de muitas coisas e uma mais complexa do que outra. Ajeitar tudo é muito mais do que uma tarefa difícil, é uma tarefa impossível. Pessimismo? Não, trata-se do mais puro realismo. O que não quer dizer que devamos ficar sentados sobre nossos defeitos e problemas e acreditar que o mundo que se vire par a lidar conosco. É tentador, eu sei, mas não é o melhor a fazer. Muito menos aceitar o mundo como ele é e fazer o que os outros fazem. Nada disso resolve.”

    Acrescento que se você já encontrou TAMANHA felicidade deve ajudar a outrem a conseguir o mesmo.

    Pode parecer meio piegas mais eu concordo com o texto e somos seres complexos; e complicadinhos…#pronto falei

    Curtir

  3. guethinha Says:

    ainda não li o texto + achei divertido os opostos dos comentários…kkkkkk

    bjs

    vou ler em breve…

    Curtir

  4. Patricia Says:

    Oi MM,
    Eu consigo ser uma mulher super bem resolvida em todas as questões. Sou casada com o amor da minha vida, tenho uma filha linda, trabalho no que amo, minha familia se dá bem e com respeito.
    O que falta? Nada!
    Discordo de você, sou bem resolvida e não sou chata.
    Sem beijos hoje.
    Paty

    Curtir

  5. Cláudia Says:

    Essa busca é eterna, concordo plenamente com você. Ainda bem que não conseguimos ser totalmente bem resolvidos. A vida seria morna, não concorda?
    Adorei o texto, as usual.
    Beijos
    Cláu

    Curtir


Deixe um comentário

