Obstáculos

pedra-no-caminho

Recebi um dia desses um e-mail de uma cliente e ela ilustrou-o com essa imagem aí de cima. Não vem ao caso o conteúdo, óbvio, mas a imagem é ótima e resolvi aproveitá-la.

Um ditado Chinês diz algo assim: “Nós tropeçamos nas pedras pequenas porque as grandes enxergamos e desviamos”.

Parece interessante como todo bom ditado Chinês, mas… Tudo bem que ninguém tropeça numa pedra grande, mas pode ser até pior, batemos com a cara nela. E aí, o que fazer? Remover ou desviar?

Desviar é o que a maioria faz quando se depara com um obstáculo pela frente, não falo apenas de obstáculos físicos, falo também dos psicológicos. Sim, quando pensamos em algo que bloqueia a seqüência dos pensamentos, tendemos a nos desviar da idéia original para tentar chegar ao objetivo final.

Só que aí a “coisa” fica, ou pode ficar, completamente diferente do que queríamos, pois mudar o curso pode até nos levar ao mesmo lugar almejado, mas de forma diferente. O que estou querendo dizer é que podemos alcançar o objetivo, mas com um custo diferente. O que isso significa? Bem, de alguma forma o resultado pode até ser o mesmo, mas aquele obstáculo que havia no meio do caminho também continuará ali, só que fazendo o papel de um fantasma.

Em minha opinião, obstáculos, grandes ou pequenos, têm que ser eliminados. Uma vez feito isso, eles jamais vão aparecer. Imaginem a tal estrada da foto. Se essa pedra ficar ali, um desvio deverá ser feito e isso não quer dizer que esse desvio será bom para os carros que por ali vão passar. Pode ser longo, tortuoso, causar danos ao carro e por aí vai…

Na vida também é assim. Desviamos por aparentemente ser mais rápido, mais fácil ou até mesmo por medo e, as conseqüências nem sempre são boas. Sem falar que o problema (obstáculo) fica ali, pronto para interromper novamente a qualquer momento seja lá o que for.

Não é fácil eliminar obstáculos de qualquer espécie, exige algo que está em falta no mercado hoje em dia: Coragem.

Coragem para meter a mão na massa e ver os danos que essa pedra no caminho causou à estrada. Pode envolver um gasto de energia que não estava programado, mas não remover a pedra é permitir que ela sempre esteja ali, atrapalhando os próximos movimentos.

Eu “cuido” de pessoas e esse meu trabalho de consultoria pessoal não é nada fácil. Na maioria das vezes, as pessoas aparecem contando os desvios que fazem para viver bem. Mas quando eu noto que esses desvios fazem mais mal do que bem, ficam sem saber o que fazer. Esse é o meu trabalho, mostrar a realidade estando de fora, sem emoção envolvida.

Mostrar a realidade não é jogar a pessoa pra baixo para valorizar meu trabalho quando eu der o caminho das pedras, nada disso. Mostrar a realidade, no meu caso, é apenas colocar na frente da pessoa um belo e lindo espelho, o mesmo que ela vem usando para ver se a calça combina com a blusa…

Mas é absolutamente necessário fazer isso. É indispensável, até. No caso dos obstáculos, quando pergunto por que é que o cliente desviou em vez de enfrentar, normalmente escuto desculpinhas e justificativas que não servem para nada, muito menos para o bem estar mental da pessoa.

É fato – aqui vai uma dica de graça – que quando temos um problema, um obstáculo, se fizermos o tratamento adequado – o que exige comprometimento do cliente – antes de começar a melhorar, a coisa piora muito. É esse o tal esforço extra que mencionei nesse texto, é essa a coragem que temos que ter para mexer na ferida.

Só removendo as pedras é que a estrada ficará completamente limpa e livre. Desviar pode parece sensato, fácil, mais simples, mas na volta – e na vida vamos e voltamos sempre – a pedra continuará ali. E a cada vez que passarmos por ela vamos “ouvir” nossa voz interior dizer algo que vai derrubar nossos Egos, algo como: Viu? Eu falei que devia ter eliminado essa pedra…

Em suma, nossa mente sempre nos lembra que somos covardes. E esses obstáculos que surgem na vida são de toda ordem: Família, amigos, amores, trabalho… e até nós mesmos que por vezes colocamos pedras em nossa própria estrada…

MM

Publicado em Ego. 4 Comments »

4 Respostas to “Obstáculos”

  1. Dalbergia Says:

    tsc tsc…
    mas coooomo não vem ao caso o conteúdo???
    rs
    A pessoa escreve três linhas e cola uma imagem e recebe uma tradução completa e um pouco mais…
    É exatamente isso que eu desejava expressar: através dos seus atendimentos estou tirando uma pedra do meu caminho.
    Pois é…antes de melhorar a coisa piora muito…e quando melhora, melhora muito!

    Curtir

  2. Luciana Taveiros Says:

    Seu texto veio de encontro com meu momento, e caiu como luva…Descobri um dos motivos dos meus problemas, sou viciada em relacionamentos , mulheres que amam demais , sabe? E tenho que conseguir eliminar as pessoas que não servem e o pior, eliminar principalmente a possessividade e domínio de minha família sobre mim…E ainda moro com eles. Na última briga com meu pai, o que fiz , parei de falar com ele, e isso simplesmente não resolve, fingir que ele não existe, mas como fazer, eu deveria conversar com ele que não vai ouvir, ou não vai mudar de opinião? E então o mais fácil foi ignorar,mas não adinta, estou sofrendo.Sabe quando vc quer sumir pra longe de todos? A minha batalha é essa. Será que vc tem uma direção melhor, estando de fora?… Desculpe me expus aqui , pois estou angustiada, as vezes posso ajudar outras pessoas, compartilhando meu problema …Beijos e Bom trabalho sempre!Se puder me responda.

    Curtir

  3. Angela Says:

    Meu MM preferido…

    Sempre muito prazeroso ler seus textos e pior….me empresta um espelho? rsrsrsr…..
    Saudades MAsters
    Bjs

    Curtir

  4. Fernanda Says:

    Obstáculos sempre surgem… uns derrubamos e outros pulamos…

    Acontece que, muitas vezes esses que derrubamos, não voltamos atrás para colocá-lo no lugar e tentamos saltar de novo, com o intuito de atingir uma ultra-força… Não, na maioria das vezes, colocamos a sujeira pra debaixo do tapete e é aí que começamos a errar…

    Ótimo texto (gostei da ilustração, tb).

    bjo

    Curtir


Deixe um comentário

