Cheio ou vazio?

Copo

Movimento e indignação são palavras que mexem demais comigo. Estou sempre em movimento e observando também o movimento das coisas e pessoas. Para mim, o significado da palavra movimento é mudança. Parece muito nítido que se uma coisa, pessoa, ou pensamento se move, ele não estará mais no mesmo lugar daqui a um tempo, assim sendo, mudou.

Quem está em constante mudança ou querendo estar, leva algumas pessoas próximas a julgarem essa maneira de agir, como uma eterna insatisfação, isso na melhor das hipóteses. Na pior delas, como alguém que não sabe o que quer.

Se isso também for uma característica sua, sabe exatamente do que estou falando. Nos julgam porque simplesmente não se olham no espelho. Seres humanos são assim mesmo, preferem sempre julgar os outros, porque assim, acham, ficam livres de olharem para as próprias atitudes. Por outro lado, existem seres humanos que só olham para o próprio umbigo. Ego-sistema é assim mesmo.

Muitas pessoas que conheço falam sobre escolhas alheias mais ou menos desse jeito: Se fosse eu, não teria feito dessa forma. Bom, me parece lógico. Se as realidades são diferentes, se cada um de nós dá significados diferentes para absolutamente todas as coisas, é fácil concluir que faríamos tudo diferente.

Li um livro muito bom de um monge budista que passa alguns ensinamentos sobre a filosofia de vida deles. Para o grande mestre Buda, “nada é em si alguma coisa e sim o que queremos que ela seja”. Dessa maneira, aquele famoso pensamento motivacional sobre um copo estar meio cheio ou meio vazio, pode ser simplesmente um copo com alguma coisa dentro. Para a filosofia de vida budista, um copo não é nada em si mesmo. Ele se tornará algo na medida em que nós dermos um significado a ele.

Para mim, se for copo com leite, nada significará, pois odeio leite. Tanto faz se está meio cheio ou meio vazio, eu não vou me importar. Se for de coca-cola, talvez esteja meio vazio porque adoro coca-cola. E assim por diante. O que querem dizer com esse pensamento é que os otimistas o enxergam como meio cheio e os pessimistas como meio vazio. Eu não me importo com a quantidade de líquido dentro do copo para me motivar e sim com o que está dentro dele. Em suma, cada um enxerga o que lhe convém.

Sem falar que se um desses gurus me perguntasse algo sobre o copo, eu devolveria duas perguntas. Quero saber o que tem no copo, e em que situação me “deparei” com o copo. Se estiver num deserto, meio dopo de água não matará minha sede, mas talvez me dê mais umas horas de vida até que encontre um oásis com água potável e lindas odaliscas dançando. Se for num jantar a dois, meio copo de vinho pode ser suficiente para que eu me solte e dê a cantada que minha parceira esteja esperando, em suma, o mais importante é o que tem no copo e em que situação eu me encontro. Se não estiver com sede, meio copo de qualquer coisa não ajuda em nada. Seria uma visão morna. Tanto faz se estiver cheio ou vazio.

Por isso é preciso tomar muito cuidado com essas cartilhas e pensamentos motivacionais, porque o que serve para mim pode não servir para você. Os gurus da auto-ajuda generalizam de uma maneira tal, que todas as suas teorias mágicas parecem servir a todos os indivíduos. Só se esquecem dessa última palavrinha aí: Indivíduos.

MM

Publicado em Ego. 2 Comments »

2 Respostas to “Cheio ou vazio?”

  1. Dalbergia Says:

    Numa eterna insatisfação…

    Curtir

  2. Dalbergia Says:

    também não gosto de leite.
    do refri eu gosto pouco.
    o texto é real. gostei.
    já li alguns livros de auto ajuda e gostei de quase todos.
    eu gostei na época, considero-os importantes em certas ocasiões.
    mas ainda bem que eu ainda sei fazer tempestade em copos d’água… meio cheios.
    “…eu semeio ventos,
    na minha cidade,
    vou p rua e bebo a tempestade”
    Acho q uma tempestade é suficiente p ajudar a engolir um sapo.

    Curtir


Deixe um comentário

