O que é Ego-Sistema?

Ego zipper

Eu chamo de Ego-Sistema numa irreverente alusão ao Eco-Sistema. Claro que não tem nada a ver com cuidar do meio ambiente, mas sim do “inteiro” ambiente. Sim, inteiro como pessoas. A pretensão não é a de cuidar de ninguém como disse na apresentação, mas sim de dividir experiências.

O que vem a ser essa definição que inventei: Ego-Sistema?

É tudo o que passamos, sentimos, percebemos dentro do meio-ambiente. Baseado na segunda tópica de Sigmund Freud, tento aqui dar vida às três instancias psíquicas que ele sabiamente postulou: Id, Ego e Superego.

A idéia é tentar fazer relações entre nosso cotidiano, nossa vida em si com o ambiente que vivemos. Por isso o nome Ego-Sistema. Sistema está relacionado tanto ao sistema sociedade, ambiente quanto ao sistema de funcionamento de nosso Ego.

Claro que não sou eu quem vai destrinchar todo o funcionamento do Ego, nem tenho capacidade para isso e confesso, se tivesse, não saberia como fazê-lo, até porque, vejo capacitados cheios de MBAs com suas vidas completamente atrapalhadas, perdidas, enfim, a verdade é a seguinte: Em se tratando de Egos, ninguém sabe absolutamente nada, apenas temos uma vaga idéia. 

Assim sendo, como esse Blog não será uma “Bíblia” de como todo esse sistema funciona, vou procurar através da minha percepção, trazer para o mundo real as experiências e, por que não, explicações e dúvidas de como é que tudo isso acontece em nossas mentes.

Vez por outra farei uso da minha irreverência costumeira e conhecida, outras tantas, utilizarei minha bem guardada melancolia. Sobretudo, tentarei usar na maior parte do tempo a verdade e profundidade dos sentimentos que não só me afligem como a todos nós.

Ego-Sistema é isso, uma brincadeira séria de buscar explicações para o que fazemos, buscar entendimentos e descobrir o que ou quem é que temos dentro de nós.

Precisarei da ajuda de todos porque não sou – infelizmente diz aqui meu Ego – o dono da verdade. Podem apostar que se eu fosse, o mundo seria bem pior…

MM

Publicado em Ego. Tags: , . 3 Comments »

3 Respostas to “O que é Ego-Sistema?”

  1. Renato Bicudo Says:

    Olá. Achei legal a analogia ao Ego-sistema, pois é como nossa realidade e como a vemos, porem não achei o que foi escrito.
    Abraços.

    Curtir

  2. rodrigo Says:

    amigo talvez eu tenha uma ideia errada do que seja o ego,pois nunca li os artigos de freud, vou começar a ler agora, mas gosto da ideia de ego como um sistema um globo. olha meu blog tem nada a ver nao, mas é uma loucura o nome é cubo estatico. nao atualizo.

    Curtir

  3. Dalbergia Says:

    Eu duvido que o mundo seria bem pior…

    Curtir


Deixe um comentário

